Ser infectado por uma variante de ransomware pode ser uma experiência aterrorizante. O choque de ter sua propriedade invadida e adulterada e de ter seus arquivos pessoais ou profissionais roubados pode ser muito devastador. Uma das versões mais recentes desse tipo de malware é chamada de SHTORM e pode afetar qualquer pessoa, desde uma pessoa física até uma grande corporação e todos com o mesmo objetivo – extorquir dinheiro. O processo malicioso implementado por vírus como o SHTORM consiste na encriptação de certos tipos de ficheiros no computador do utilizador vítima, pelo que esses ficheiros se tornam inacessíveis a esse utilizador. Na verdade, a menos que você tenha uma chave de descriptografia especial, pela qual os hackers passam a chantagear suas vítimas, ninguém poderá abrir esses arquivos com nenhum programa. Essa é a razão pela qual criamos o guia de remoção abaixo. Ele não apenas ajudará você a se livrar do programa malicioso que o atacou, mas também poderá recuperar os dados bloqueados.
Download ferramenta de remoçãoremover SHTORM
O vírus SHTORM
O vírus SHTORM é uma terrível ameaça de software capaz de impedir que você acesse seus próprios arquivos até que você pague um resgate. A criptografia que o vírus SHTORM usa é quase inquebrável e só pode ser removida com a ajuda de uma chave secreta possuída pelos cibercriminosos.
Malware como SHTORM, Wayn, Weqp ou .Mkp geralmente depende de métodos de infecção furtivos, para permanecer despercebido pelo maior tempo possível, até que possa concluir suas ações prejudiciais e, em seguida, revelar-se por meio da exibição de uma nota de resgate perturbadora no alvo tela do PC. Esses métodos geralmente envolvem várias táticas de engenharia social e podem incluir e-mails de spam ou outras mensagens contaminadas, bem como downloads drive-by e anúncios mal-intencionados (anúncios on-line maliciosos). Depois de entrar no sistema, o vírus passa a criar cópias criptografadas de determinados arquivos no computador. Os originais são excluídos e, depois que tudo isso é feito, a nota de resgate é gerada na tela. O mais assustador é que os programas antivírus geralmente são indefesos contra o ransomware, porque não veem o processo de criptografia como malicioso. E, de fato, não é malicioso em si, porque serve como meio de proteção de dados. Esta é também uma das principais razões pelas quais os vírus ransomware se tornaram um problema tão grande.
A criptografia de arquivo .SHTORM
A criptografia de arquivo .SHTORM é a única coisa que o impede de abrir ou usar qualquer um dos arquivos visados pelo vírus. A criptografia de arquivo .SHTORM requer uma chave de acesso especial para ser desbloqueada, podendo haver algumas maneiras de contornar essa necessidade.
Se você foi afetado por SHTORM, provavelmente deseja saber o que deve fazer para combater essa infecção horrível. Claro que pagar o valor do resgate pode ser a primeira opção que vem à cabeça, mas pode ter certeza que não é a melhor. Por um lado, você pode nunca receber a chave de descriptografia que os hackers prometeram enviar em troca do dinheiro do resgate. Na verdade, esta é uma situação bastante comum que os usuários, infelizmente, se deparam e nesse ponto eles ainda ficam com seus dados bloqueados e nada para mostrar, mas uma carteira mais leve. Existem outras opções, como o guia de remoção que anexamos abaixo. Nele, você encontrará instruções detalhadas sobre a remoção de SHTORM, o que é essencial que você faça de qualquer maneira, para evitar a criptografia futura de quaisquer outros arquivos ou outra criptografia dos arquivos que você conseguiu salvar. Depois de excluir o ransomware, você pode consultar as instruções no mesmo guia de remoção que o ajudará a restaurar seus arquivos de backups do sistema. Não podemos garantir o sucesso desse processo, mas ainda assim vale a pena tentar.
Download ferramenta de remoçãoremover SHTORMOutras opções são, por exemplo, entrar em contato com outro profissional, alguém especializado em ameaças de ransomware. Talvez eles possam ajudá-lo com sua experiência. Outra coisa que você pode tentar se tudo mais falhar é usar uma das ferramentas de descriptografia que publicamos aqui. A lista é atualizada com frequência e inclui todas as versões de software mais recentes que podem violar a criptografia e restaurar seus arquivos. Novos são constantemente desenvolvidos para acompanhar os vírus ransomware em constante evolução, então nunca se sabe – talvez aquele que pode resolver o problema no seu caso esteja apenas esperando por você nessa lista. Também gostaríamos de mencionar que, a partir de agora, seria inteligente sempre manter infecções como essas na parte de trás da cabeça e se preparar devidamente para quaisquer possíveis no futuro. Uma das maneiras de fazer isso é fazer backup de todos os seus dados mais importantes e armazená-los em uma unidade externa separada.
Aprenda a remover SHTORM do seu computador
- Passo 1. Exclua SHTORM via anti-malware
- Passo 2. Exclua SHTORM usando a Restauração do Sistema
- Passo 3. Recupere seus dados
Passo 1. Exclua SHTORM via anti-malware
a) Windows 7 / Vista / XP
- Iniciar → Desligar → Reiniciar.
- Quando o PC começar a carregar, continue pressionando F8 até que as Opções de inicialização avançadas apareçam.
- Selecione Modo de segurança com rede.
- Quando o computador carregar, baixe o antimalware usando o navegador.
- Use o anti-malware para se livrar do ransomware.
b) Windows 8/10
- Abra o menu Iniciar e pressione o logotipo Power.
- Segure a tecla Shift e pressione Reiniciar.
- Em seguida, Solucionar problemas → Opções avançadas → Iniciar configurações.
- Vá para baixo para ativar o modo de segurança (ou modo de segurança com rede).
- Pressione Reiniciar.
- Quando o computador carregar, baixe o antimalware usando o navegador.
- Use o anti-malware para se livrar do ransomware.
Passo 2. Exclua SHTORM usando a Restauração do Sistema
a) Windows 7 / Vista / XP
- Iniciar → Desligar → Reiniciar.
- Quando o PC começar a carregar, continue pressionando F8 até que as Opções de inicialização avançadas apareçam.
- Selecione Modo de segurança com prompt de comando.
- Na janela que aparece, digite cd restore e pressione Enter.
- Digite rstrui.exe e pressione Enter.
- Na janela que aparece, selecione um ponto de restauração e pressione Avançar. Certifique-se de que o ponto de restauração seja anterior à infecção.
- Na janela de confirmação que aparece, pressione Sim.
b) Windows 8/10
- Abra o menu Iniciar e pressione o logotipo Power.
- Segure a tecla Shift e pressione Reiniciar.
- Em seguida, Solucionar problemas → Opções avançadas → Prompt de comando.
- Clique em Reiniciar.
- Na janela que aparece, digite cd restore e pressione Enter.
- Digite rstrui.exe e pressione Enter.
- Na janela que aparece, pressione Avançar, escolha um ponto de restauração (antes da infecção) e pressione Avançar.
- Na janela de confirmação que aparece, pressione Sim.
Passo 3. Recupere seus dados
a) Método 1. Usando Data Recovery Pro para recuperar arquivos
- Obtenha Data Recovery Pro no site oficial.
- Instale e abra-o.
- Use o programa para verificar se há arquivos criptografados.
- Seus arquivos são recuperáveis, o programa permitirá que você faça isso.
b) Método 2. Usando versões anteriores do Windows para recuperar arquivos
Para que esse método funcione, a Restauração do sistema deve ter sido ativada antes das infecções.- Clique com o botão direito no arquivo que deseja recuperar.
- Selecione Propriedades.
- Vá para a guia Versões anteriores, selecione a versão do arquivo desejada e clique em Restaurar.
c) Método 3. Usando Shadow Explorer para recuperar arquivos
Seu sistema operacional cria automaticamente cópias de sombra de seus arquivos para que você possa recuperá-los se o sistema travar. É possível recuperar arquivos dessa maneira após um ataque de ransomware, mas algumas ameaças conseguem excluir as cópias de sombra. Se você tiver sorte, poderá recuperar arquivos através do Shadow Explorer.- Você precisa baixar o programa Shadow Explorer, que pode ser obtido no site oficial, shadowexplorer.com.
- Instale e abra-o.
- Selecione o disco onde os arquivos estão localizados, escolha a data e, quando as pastas com os arquivos aparecerem, pressione Exportar.