*Fonte da reclamação SH pode removê-la.
Criamos as informações abaixo para orientá-lo na remoção do TellYouThePass Ransomware e instruí-lo sobre como evitar infecções repetidas. Removê-lo é apenas metade da batalha. A outra parte é eliminar a vulnerabilidade CVE-2024-4577 e garantir que não haja nada no PC infectado que possa restaurar o TellYouThePass Ransomware.
Que tipo de ameaça é o TellYouThePass Ransomware?
TellYouThePass é um ransomware de “nível de commodity” que surgiu pela primeira vez em 2019. Isso foi afirmado várias vezes em meios de comunicação, mas é muito pouco consolo para as vítimas reais do malware. Em termos simples: o ransomware TellYouThePass não é muito sofisticado, mas quando termina de criptografar seus arquivos, não há diferença entre ele e outros ransomware. Você tem poucas chances de recuperar seus arquivos se não tiver backups.
Recentemente (junho de 2024) TellYouThePass Ransomware ganhou atenção renovada por explorar vulnerabilidades descobertas recentemente, como o Log4j do Apache. Mas, ao contrário de outros grupos cibercriminosos, o TellYouThePass não mantém um blog público ou repositório de dados de vítimas, o que acrescenta uma camada de imprevisibilidade às suas operações. Destina-se tanto a empresas como a particulares, com um âmbito inescrupulosamente amplo em termos de potenciais vítimas.
Download ferramenta de remoçãoremover TellYouThePassNo passado, observamos TellYouThePass Rnsomware explorando CVE-2021-44228, mas muito mais recentemente ele teve como alvo a vulnerabilidade CVE-2024-4577 recém-descoberta. A gangue de ransomware está atualmente explorando fortemente a execução remota de código explorável recentemente corrigida em PHP. Isso permite que os invasores forneçam webshells e executem suas cargas de criptografia nos sistemas de destino.
Os ataques pelos quais você provavelmente está aqui começaram em 8 de junho, apenas 48 horas depois que os mantenedores do PHP lançaram atualizações de segurança. Os invasores usaram código de exploração disponível publicamente (no Github). Isso envolvia a execução de código PHP arbitrário usando o binário mshta.exe do Windows para executar um aplicativo HTML malicioso. O grupo mostra uma clara preferência pela exploração de vulnerabilidades conhecidas em linguagens de desenvolvimento web de código aberto. Infelizmente, isso significa que o TellYouThePass Ransomware não está limitado ao Windows, mas também pode infectar usuários do Linux.
Como TellYouThePass explora CVE-2024-4577
Esta informação é mais adequada para indivíduos com experiência em tecnologia:
Várias versões do PHP anteriores à 8.3.8 apresentam uma vulnerabilidade significativa quando usadas com Apache e PHP-CGI. Se certas páginas de código forem definidas, o Windows poderá usar um comportamento “Best-Fit”, substituindo caracteres na linha de comando fornecida às funções da API Win32. Tal comportamento faz com que o CGI confunda esses caracteres com opções do PHP, o que por sua vez permite que um criminoso passe opções para o binário do PHP. Estamos colocando isso aqui como uma explicação simples caso você queira o contexto do que está acontecendo.
Se perdemos você aqui, recomendamos entrar em contato com um administrador de sistema ou apenas usar o SpyHunter conforme recomendado em nossos anúncios.
Download ferramenta de remoçãoremover TellYouThePassTellYouThePass usa o binário mshta.exe do Windows para executar um arquivo HTA, que é um contêiner para um VBScript com uma string codificada em base64. A string é decodificada em um binário, carrega uma variante .NET do ransomware na memória do host e, nesse ponto, você já está infectado pelo TellYouThePass Ransomware. O malware envia uma solicitação HTTP para um servidor de comando e controle (C2) na forma de uma solicitação falsa de recurso CSS. A partir de então, ele funciona como um ransomware padrão – criptografa os arquivos da máquina infectada.
Depois de terminar a criptografia, TellYouThePass Ransomware coloca uma nota de resgate intitulada “READ_ME10.html” com instruções sobre como restaurar os arquivos. Infelizmente, a maioria das vítimas só percebe a infecção nesse ponto, o que é tarde demais para fazer algo a respeito. O atual pedido de resgate está definido em 0,1 BTC (cerca de US$ 6.700). Vários sites online estão atualmente infectados e podem atuar como vetores se isso persistir.
Como evitar infecções repetidas por TellYouThePass Ransomware
Existem maneiras de mitigar a exploração da falha do PHP e evitar novos ataques do TellYouThePass Ransomware (ou outro malware que siga o exemplo). Primeiro, você pode corrigir os sistemas afetados – o que parece óbvio. Mas é um passo essencial. Muitos sites não são atualizados regularmente com medo de quebrar funcionalidades no back-end ou no front-end, mas isso garantirá que o vírus não retorne.
Segundo, não execute o PHP com o modo CGI ativado. Como você pode ver no Log4j, é um desafio atualizar todos os sistemas afetados por uma falha em uma linguagem de script da web. Você pode migrar para arquiteturas mais seguras como Mod-PHP, FastCGI ou PHP-FPM. Em geral, o PHP CGI está desatualizado e problemático.
Você também pode seguir outras práticas recomendadas, mas essas são mais gerais e não estão diretamente relacionadas ao TellYouThePass Ransomware. Faça um balanço regular de todos os ativos e aplicativos em seu ambiente de trabalho. Você pode corrigir quaisquer vulnerabilidades que os afetem. Use a tecnologia de firewall da Web para impedir ataques e, já que você está aqui, recomendamos comprar um programa antimalware como primeira linha de defesa.
O que você pode fazer para mitigar os danos causados pelo TellYouThePass Ransomware?
É muito importante agir imediatamente e desligar o dispositivo infectado se você pegar o TellYouThePass Ransomware logo no início. Isole o sistema infectado imediatamente de outros dispositivos na rede ou o ransomware poderá se espalhar por eles. Isso ajuda a conter a infecção e impede a criptografia adicional de arquivos.
Em seguida, identifique o tipo de ransomware com o qual você está lidando. Sabendo que é TellYouThePass, isso significa que os arquivos serão anexados com uma extensão .LOCKED. Você pode encontrar ferramentas ou recursos de descriptografia específicos aqui, mas eles provavelmente não irão ajudá-lo. Infelizmente, não existe um método garantido para descriptografar arquivos sem pagar o resgate, mas entrar em contato com empresas de segurança cibernética pode fornecer opções.
A restauração de backup é sua melhor aposta para restaurar os arquivos, mas isso só é viável se você tiver backups. Se você os tiver, certifique-se de que estejam armazenados offline ou o TellYouThePass Ransomwaare pode se espalhar para eles. Certifique-se de limpar seus sistemas completamente antes de restaurá-los para um estado pré-ataque para evitar reinfecção.
Aprenda a remover TellYouThePass do seu computador
- Passo 1. Exclua TellYouThePass via anti-malware
- Passo 2. Exclua TellYouThePass usando a Restauração do Sistema
- Passo 3. Recupere seus dados
Passo 1. Exclua TellYouThePass via anti-malware
a) Windows 7 / Vista / XP
- Iniciar → Desligar → Reiniciar.
- Quando o PC começar a carregar, continue pressionando F8 até que as Opções de inicialização avançadas apareçam.
- Selecione Modo de segurança com rede.
- Quando o computador carregar, baixe o antimalware usando o navegador.
- Use o anti-malware para se livrar do ransomware.
b) Windows 8/10
- Abra o menu Iniciar e pressione o logotipo Power.
- Segure a tecla Shift e pressione Reiniciar.
- Em seguida, Solucionar problemas → Opções avançadas → Iniciar configurações.
- Vá para baixo para ativar o modo de segurança (ou modo de segurança com rede).
- Pressione Reiniciar.
- Quando o computador carregar, baixe o antimalware usando o navegador.
- Use o anti-malware para se livrar do ransomware.
Passo 2. Exclua TellYouThePass usando a Restauração do Sistema
a) Windows 7 / Vista / XP
- Iniciar → Desligar → Reiniciar.
- Quando o PC começar a carregar, continue pressionando F8 até que as Opções de inicialização avançadas apareçam.
- Selecione Modo de segurança com prompt de comando.
- Na janela que aparece, digite cd restore e pressione Enter.
- Digite rstrui.exe e pressione Enter.
- Na janela que aparece, selecione um ponto de restauração e pressione Avançar. Certifique-se de que o ponto de restauração seja anterior à infecção.
- Na janela de confirmação que aparece, pressione Sim.
b) Windows 8/10
- Abra o menu Iniciar e pressione o logotipo Power.
- Segure a tecla Shift e pressione Reiniciar.
- Em seguida, Solucionar problemas → Opções avançadas → Prompt de comando.
- Clique em Reiniciar.
- Na janela que aparece, digite cd restore e pressione Enter.
- Digite rstrui.exe e pressione Enter.
- Na janela que aparece, pressione Avançar, escolha um ponto de restauração (antes da infecção) e pressione Avançar.
- Na janela de confirmação que aparece, pressione Sim.
Passo 3. Recupere seus dados
a) Método 1. Usando Data Recovery Pro para recuperar arquivos
- Obtenha Data Recovery Pro no site oficial.
- Instale e abra-o.
- Use o programa para verificar se há arquivos criptografados.
- Seus arquivos são recuperáveis, o programa permitirá que você faça isso.
b) Método 2. Usando versões anteriores do Windows para recuperar arquivos
Para que esse método funcione, a Restauração do sistema deve ter sido ativada antes das infecções.- Clique com o botão direito no arquivo que deseja recuperar.
- Selecione Propriedades.
- Vá para a guia Versões anteriores, selecione a versão do arquivo desejada e clique em Restaurar.
c) Método 3. Usando Shadow Explorer para recuperar arquivos
Seu sistema operacional cria automaticamente cópias de sombra de seus arquivos para que você possa recuperá-los se o sistema travar. É possível recuperar arquivos dessa maneira após um ataque de ransomware, mas algumas ameaças conseguem excluir as cópias de sombra. Se você tiver sorte, poderá recuperar arquivos através do Shadow Explorer.- Você precisa baixar o programa Shadow Explorer, que pode ser obtido no site oficial, shadowexplorer.com.
- Instale e abra-o.
- Selecione o disco onde os arquivos estão localizados, escolha a data e, quando as pastas com os arquivos aparecerem, pressione Exportar.