Um arquivo criptografado por este vírus não pode ser acessado por meios regulares. Nenhum programa convencional pode abrir dados criptografados porque o código dos dados foi reorganizado pelo algoritmo de criptografia e não pode mais ser lido pelos programas que os usuários podem usar para acessar os arquivos bloqueados.
O método de criptografia de dados não é um processo inerentemente prejudicial. Ele se origina como uma técnica avançada usada para proteger dados altamente importantes, tornando-os indisponíveis para qualquer pessoa que não esteja autorizada a ter acesso a eles. No entanto, os criadores dos primeiros criptovírus Ransomware descobriram uma maneira de transformar esse processo altamente eficaz e útil, conhecido como criptografia, contra os usuários. Hoje em dia, os vírus Ransomware estão por toda parte e a cada semana dezenas de novas variantes são criadas.
O vírus .Plam
O vírus .Plam é uma das variantes mais recentes do Ransomware, que infecta silenciosamente os computadores dos usuários para bloquear os arquivos armazenados neles. O vírus .Plam normalmente não pode ser detectado durante a execução do processo de criptografia, pois raramente apresenta sintomas de infecção.
Download ferramenta de remoçãoremover PlamA maioria dos usuários só fica sabendo do ataque a seus arquivos quando seus dados já foram lacrados e não podem mais ser acessados sem a chave de descriptografia correspondente. Cada vez que um vírus Ransomware como .Plam, .Pola e Masodas ataca um determinado computador e começa a criptografar os arquivos nesse computador, o programa de malware gera simultaneamente uma chave que só pode ser usada para desbloquear os arquivos nessa máquina específica. Esta chave é armazenada no computador dos hackers e é oferecida ao usuário mediante pagamento. Esse pagamento de resgate exigido pelos hackers em troca da chave de descriptografia é o motivo pelo qual esse tipo de vírus é chamado de Ransomware.
A descriptografia do arquivo .Plam
A descriptografia do arquivo .Plam é a ação de reverter a criptografia dos arquivos bloqueados aplicando a chave correspondente. A descriptografia do arquivo .Plam não pode ser concluída usando a chave de outro computador ou simplesmente removendo o vírus Ransomware.
Isso significa que, mesmo que você elimine a infecção, ainda terá que encontrar uma maneira de lidar com o bloqueio de seus arquivos. Se os arquivos criptografados não forem importantes ou se você tiver backups deles, basta remover o vírus e você não precisará se preocupar em pagar o resgate ou encontrar uma opção alternativa de recuperação. Se, no entanto, houver arquivos importantes que foram bloqueados e não houver nenhum backup deles, sugerimos que você tente primeiro nosso guia de remoção e as opções alternativas de restauração de arquivo explicadas nele, em vez de ir diretamente para o pagamento do resgate. Não está claro se você pode confiar nos hackers e se eles realmente lhe dariam a chave correta (ou qualquer outra) após o pagamento. Portanto, é altamente recomendável deixar o resgate como último recurso e somente se você realmente não puder perder temporariamente o acesso aos dados criptografados.
Download ferramenta de remoçãoremover PlamAprenda a remover Plam do seu computador
- Passo 1. Exclua Plam via anti-malware
- Passo 2. Exclua Plam usando a Restauração do Sistema
- Passo 3. Recupere seus dados
Passo 1. Exclua Plam via anti-malware
a) Windows 7 / Vista / XP
- Iniciar → Desligar → Reiniciar.
- Quando o PC começar a carregar, continue pressionando F8 até que as Opções de inicialização avançadas apareçam.
- Selecione Modo de segurança com rede.
- Quando o computador carregar, baixe o antimalware usando o navegador.
- Use o anti-malware para se livrar do ransomware.
b) Windows 8/10
- Abra o menu Iniciar e pressione o logotipo Power.
- Segure a tecla Shift e pressione Reiniciar.
- Em seguida, Solucionar problemas → Opções avançadas → Iniciar configurações.
- Vá para baixo para ativar o modo de segurança (ou modo de segurança com rede).
- Pressione Reiniciar.
- Quando o computador carregar, baixe o antimalware usando o navegador.
- Use o anti-malware para se livrar do ransomware.
Passo 2. Exclua Plam usando a Restauração do Sistema
a) Windows 7 / Vista / XP
- Iniciar → Desligar → Reiniciar.
- Quando o PC começar a carregar, continue pressionando F8 até que as Opções de inicialização avançadas apareçam.
- Selecione Modo de segurança com prompt de comando.
- Na janela que aparece, digite cd restore e pressione Enter.
- Digite rstrui.exe e pressione Enter.
- Na janela que aparece, selecione um ponto de restauração e pressione Avançar. Certifique-se de que o ponto de restauração seja anterior à infecção.
- Na janela de confirmação que aparece, pressione Sim.
b) Windows 8/10
- Abra o menu Iniciar e pressione o logotipo Power.
- Segure a tecla Shift e pressione Reiniciar.
- Em seguida, Solucionar problemas → Opções avançadas → Prompt de comando.
- Clique em Reiniciar.
- Na janela que aparece, digite cd restore e pressione Enter.
- Digite rstrui.exe e pressione Enter.
- Na janela que aparece, pressione Avançar, escolha um ponto de restauração (antes da infecção) e pressione Avançar.
- Na janela de confirmação que aparece, pressione Sim.
Passo 3. Recupere seus dados
a) Método 1. Usando Data Recovery Pro para recuperar arquivos
- Obtenha Data Recovery Pro no site oficial.
- Instale e abra-o.
- Use o programa para verificar se há arquivos criptografados.
- Seus arquivos são recuperáveis, o programa permitirá que você faça isso.
b) Método 2. Usando versões anteriores do Windows para recuperar arquivos
Para que esse método funcione, a Restauração do sistema deve ter sido ativada antes das infecções.- Clique com o botão direito no arquivo que deseja recuperar.
- Selecione Propriedades.
- Vá para a guia Versões anteriores, selecione a versão do arquivo desejada e clique em Restaurar.
c) Método 3. Usando Shadow Explorer para recuperar arquivos
Seu sistema operacional cria automaticamente cópias de sombra de seus arquivos para que você possa recuperá-los se o sistema travar. É possível recuperar arquivos dessa maneira após um ataque de ransomware, mas algumas ameaças conseguem excluir as cópias de sombra. Se você tiver sorte, poderá recuperar arquivos através do Shadow Explorer.- Você precisa baixar o programa Shadow Explorer, que pode ser obtido no site oficial, shadowexplorer.com.
- Instale e abra-o.
- Selecione o disco onde os arquivos estão localizados, escolha a data e, quando as pastas com os arquivos aparecerem, pressione Exportar.