Esse tipo de infecção de computador cresceu exponencialmente em popularidade entre os hackers na última década. Atualmente, o Ransomware é uma das formas mais comuns e perigosas de malware. No entanto, seu ataque é muito específico, no sentido de que uma ameaça como .Igal não prejudica o computador, não rouba os dados do usuário ou espia sua vítima para coletar algumas informações pessoais sensíveis. O único alvo da maioria dos cryptovírus Ransomware são os arquivos do usuário. No entanto, o vírus não visa danificar ou roubar esses arquivos. Em vez disso, ele simplesmente os torna inacessíveis por meio do uso de um algoritmo de criptografia de dados sofisticado.
Para alguns usuários (aqueles que não mantêm arquivos confidenciais ou importantes em seus computadores), este tipo de ataque de malware pode não parecer um grande negócio. No entanto, as estatísticas e a prática mostram que uma grande parte das vítimas do Ransomware realmente possui alguma forma de arquivos valiosos em seus computadores. Agora, fazer backup dos dados importantes de alguém pode praticamente anular o dano potencial causado pelo Ransomware. No entanto, a maioria dos usuários não tem o hábito de fazer backup de seus arquivos, o que, por sua vez, leva à alta eficácia de vírus como .Igal, .Booa ou .Omfl.
Download ferramenta de remoçãoremover IgalO vírus .Igal
O vírus .Igal é uma ameaça do Windows que visa o arquivo e pode criptografar rapidamente todos os arquivos do usuário presentes no computador atacado, tornando-os inacessíveis. O vírus .Igal então oferece à vítima a chance de restaurar seus arquivos, pagando um resgate a uma carteira virtual especificada.
Como a maioria dos hackers que criam e usam Ransomware não quer arriscar que a transação de resgate seja rastreada pela polícia, eles normalmente solicitam que o pagamento seja feito usando uma criptomoeda em vez de dinheiro normal. Bitcoin é a criptomoeda de pagamento de resgate mais popular no momento, pois é fácil comprar Bitcoins e é muito difícil rastrear transações feitas com eles.
A descriptografia do arquivo .Igal
A descriptografia do arquivo .Igal é uma ação que liberará os arquivos criptografados após a aplicação da chave de descriptografia correspondente. A descriptografia de arquivo .Igal é muitas vezes a única maneira de recuperar arquivos que foram feitos reféns por um vírus Ransomware.
Isso, no entanto, não significa que você deva pagar a quantia do resgate imediatamente assim que ver a nota do resgate na tela – muito pelo contrário. Como você não tem como saber se realmente receberia a chave necessária dos hackers depois de pagá-los, é muito melhor tentar primeiro todas as outras soluções potenciais que podem estar disponíveis. Falando de opções alternativas, você pode encontrar algumas sugestões na seção de recuperação de nosso guia de remoção de .Igal. Só não se esqueça de primeiro remover .Igal propriamente dito do seu computador porque, mesmo se você não conseguir trazer nenhum de seus dados de volta, você ainda deve se certificar de que o malware não permaneça no seu computador, caso contrário, bloquear novos arquivos que você baixa ou cria.
Aprenda a remover Igal do seu computador
- Passo 1. Exclua Igal via anti-malware
- Passo 2. Exclua Igal usando a Restauração do Sistema
- Passo 3. Recupere seus dados
Passo 1. Exclua Igal via anti-malware
a) Windows 7 / Vista / XP
- Iniciar → Desligar → Reiniciar.
- Quando o PC começar a carregar, continue pressionando F8 até que as Opções de inicialização avançadas apareçam.
- Selecione Modo de segurança com rede.
- Quando o computador carregar, baixe o antimalware usando o navegador.
- Use o anti-malware para se livrar do ransomware.
b) Windows 8/10
- Abra o menu Iniciar e pressione o logotipo Power.
- Segure a tecla Shift e pressione Reiniciar.
- Em seguida, Solucionar problemas → Opções avançadas → Iniciar configurações.
- Vá para baixo para ativar o modo de segurança (ou modo de segurança com rede).
- Pressione Reiniciar.
- Quando o computador carregar, baixe o antimalware usando o navegador.
- Use o anti-malware para se livrar do ransomware.
Passo 2. Exclua Igal usando a Restauração do Sistema
a) Windows 7 / Vista / XP
- Iniciar → Desligar → Reiniciar.
- Quando o PC começar a carregar, continue pressionando F8 até que as Opções de inicialização avançadas apareçam.
- Selecione Modo de segurança com prompt de comando.
- Na janela que aparece, digite cd restore e pressione Enter.
- Digite rstrui.exe e pressione Enter.
- Na janela que aparece, selecione um ponto de restauração e pressione Avançar. Certifique-se de que o ponto de restauração seja anterior à infecção.
- Na janela de confirmação que aparece, pressione Sim.
b) Windows 8/10
- Abra o menu Iniciar e pressione o logotipo Power.
- Segure a tecla Shift e pressione Reiniciar.
- Em seguida, Solucionar problemas → Opções avançadas → Prompt de comando.
- Clique em Reiniciar.
- Na janela que aparece, digite cd restore e pressione Enter.
- Digite rstrui.exe e pressione Enter.
- Na janela que aparece, pressione Avançar, escolha um ponto de restauração (antes da infecção) e pressione Avançar.
- Na janela de confirmação que aparece, pressione Sim.
Passo 3. Recupere seus dados
a) Método 1. Usando Data Recovery Pro para recuperar arquivos
- Obtenha Data Recovery Pro no site oficial.
- Instale e abra-o.
- Use o programa para verificar se há arquivos criptografados.
- Seus arquivos são recuperáveis, o programa permitirá que você faça isso.
b) Método 2. Usando versões anteriores do Windows para recuperar arquivos
Para que esse método funcione, a Restauração do sistema deve ter sido ativada antes das infecções.- Clique com o botão direito no arquivo que deseja recuperar.
- Selecione Propriedades.
- Vá para a guia Versões anteriores, selecione a versão do arquivo desejada e clique em Restaurar.
c) Método 3. Usando Shadow Explorer para recuperar arquivos
Seu sistema operacional cria automaticamente cópias de sombra de seus arquivos para que você possa recuperá-los se o sistema travar. É possível recuperar arquivos dessa maneira após um ataque de ransomware, mas algumas ameaças conseguem excluir as cópias de sombra. Se você tiver sorte, poderá recuperar arquivos através do Shadow Explorer.- Você precisa baixar o programa Shadow Explorer, que pode ser obtido no site oficial, shadowexplorer.com.
- Instale e abra-o.
- Selecione o disco onde os arquivos estão localizados, escolha a data e, quando as pastas com os arquivos aparecerem, pressione Exportar.