Ransomware é uma categoria incrivelmente perigosa e amplamente difundida de vírus de PC e o pior é o fato de que atualmente ainda não existem métodos totalmente eficazes para lidar com esse tipo de infecções. Existem vários tipos diferentes de ransomware, como bloqueadores de tela, criptovírus e software de vazamento, mas no artigo de hoje, iremos nos concentrar apenas no mais problemático deles – a infame subcategoria de criptovírus. Um cryptovirus Ransomware lançado recentemente será o tópico principal das linhas a seguir. Seu nome é Pay2Key Ransomware e, embora seja uma infecção relativamente nova que não existe há muito tempo, o número de computadores infectados por ela já é bastante significativo, com mais e mais máquinas sendo vítimas desse vírus insidioso a cada dia.
O Pay2Key Ransomware
O ransomware Pay2Key é um representante típico da família de Ransomware com criptografia de arquivos – uma categoria de ameaças conhecida por sua capacidade de bloquear com criptografia todos os dados de suas vítimas. Depois que os arquivos são criptografados, o ransomware Pay2Key exigirá que você pague aos seus criadores pela chave de descriptografia privada.
Download ferramenta de remoçãoremover Pay2KeyO típico sobre criptovírus como Pay2Key é que eles usam criptografia para bloquear os arquivos pessoais da vítima alvo, de forma que seus dados não sejam acessíveis sem uma chave que apenas o cibercriminoso que controla o vírus possui. Naturalmente, depois que todos os dados forem colocados sob o código de criptografia do vírus, o usuário será chantageado para fazer uma transferência de dinheiro para o hacker. Se o resgate exigido não for pago, a vítima corre o risco de perder o acesso aos seus arquivos para sempre, pois a chave que o hacker possui é muitas vezes o único método de recuperação dos dados. Isso, porém, não quer dizer que o pagamento garantisse o restabelecimento dos arquivos. Muitos dos que optaram por pagar acabaram ficando sem meios para recuperar o acesso aos documentos lacrados, já que os hackers se recusaram a enviar a chave. Esses casos são comuns e, embora ainda seja necessário dizer que, na maioria dos casos, esses cibercriminosos dão às vítimas a chave mediante pagamento, a possibilidade de as coisas darem errado se alguém tomar essa atitude é bastante real. É desaconselhável ir diretamente para a “solução” de pagamento imediatamente se seus dados foram bloqueados por Pay2Key Ransomware. Aqui, podemos ter uma saída alternativa para você e embora não possamos lhe prometer sucesso, ainda é melhor tentar primeiro o método que sugerimos, pois não vai lhe custar nenhum dinheiro.
No guia fornecido nesta página, você pode encontrar instruções sobre a remoção de Pay2Key. Use-os para se livrar do malware e, em seguida, dê uma olhada na seção dedicada à recuperação de arquivos. Siga as etapas e tente os métodos sugeridos para ver se funcionam para você. Infelizmente, como já mencionamos, a restauração de seus arquivos não pode ser garantida, independentemente do curso de ação que você escolher seguir. No entanto, se você ainda está considerando a opção de pagamento, esteja preparado para a possibilidade de perder seu dinheiro para os hackers sem realmente receber uma chave de descriptografia que permitirá que você acesse seus arquivos novamente. Se você realmente precisa dos dados lacrados e nenhuma outra opção funcionou para você até agora (e não há alternativas restantes), você sempre pode tentar a variante de transação de resgate (embora seja desaconselhada).
Download ferramenta de remoçãoremover Pay2KeyO arquivo Pay2Key
O arquivo Pay2Key é um arquivo inacessível bloqueado por esse vírus e, normalmente, a única maneira de desbloqueá-lo é por meio da chave de descriptografia correspondente. A chave de descriptografia para o arquivo Pay2Key está em poder dos hackers e eles dizem que só a darão se você enviar algum dinheiro.
Os vírus que se enquadram na categoria de criptovírus Ransomware são conhecidos por sua furtividade e ausência de sintomas durante o processo de criptografia. Detectar tal ameaça pode ser realmente desafiador, pois na maioria dos casos os únicos sinais de alerta potenciais que um vírus Ransomware acionaria seriam o aumento da RAM e do uso da CPU, mas pode-se facilmente ignorar que um computador com muita memória virtual e um processador poderoso . Outro problema na detecção de infecções como Pay2Key tem a ver com o fato de que, uma vez que a criptografia usada pelo malware realmente não danifica nenhum dos arquivos ou componentes do sistema, até mesmo um bom antivírus pode falhar em detectar a ameaça e interceptá-la antes que seja muito tarde. O terceiro problema com a criptografia de vírus como Pay2Key é que mesmo após a infecção ser removida, os dados provavelmente permaneceriam bloqueados – esse também é o motivo pelo qual separamos nosso guia em duas seções diferentes, uma para a remoção do vírus e um para a restauração dos arquivos.
Deve estar bem claro o quão devastador uma ameaça como Pay2Key, .Agho ou .Vpsh pode ser e por que é realmente necessário proteger seu computador contra esses vírus. Para evitar futuros encontros com essas ameaças nocivas de criptovírus, aconselhamos você a ficar longe de endereços on-line e baixar fontes que não são confiáveis ou ilegais. Além disso, se você se deparar com qualquer tipo de conteúdo de aparência suspeita ao navegar na Internet, certifique-se de evitar qualquer contato e interação com ele, para não colocar seu PC em risco de ser infectado. Um ótimo conselho que pode ajudá-lo muito com possíveis ataques futuros de Ransomware é fazer backup de seus dados importantes – copie seus arquivos mais valiosos e coloque-os em um dispositivo separado ou carregue-os para um armazenamento em nuvem e nenhum Ransomware será capaz de chegar mesmo no caso de seu computador ser infectado por esse vírus.
Aprenda a remover Pay2Key do seu computador
- Passo 1. Exclua Pay2Key via anti-malware
- Passo 2. Exclua Pay2Key usando a Restauração do Sistema
- Passo 3. Recupere seus dados
Passo 1. Exclua Pay2Key via anti-malware
a) Windows 7 / Vista / XP
- Iniciar → Desligar → Reiniciar.
- Quando o PC começar a carregar, continue pressionando F8 até que as Opções de inicialização avançadas apareçam.
- Selecione Modo de segurança com rede.
- Quando o computador carregar, baixe o antimalware usando o navegador.
- Use o anti-malware para se livrar do ransomware.
b) Windows 8/10
- Abra o menu Iniciar e pressione o logotipo Power.
- Segure a tecla Shift e pressione Reiniciar.
- Em seguida, Solucionar problemas → Opções avançadas → Iniciar configurações.
- Vá para baixo para ativar o modo de segurança (ou modo de segurança com rede).
- Pressione Reiniciar.
- Quando o computador carregar, baixe o antimalware usando o navegador.
- Use o anti-malware para se livrar do ransomware.
Passo 2. Exclua Pay2Key usando a Restauração do Sistema
a) Windows 7 / Vista / XP
- Iniciar → Desligar → Reiniciar.
- Quando o PC começar a carregar, continue pressionando F8 até que as Opções de inicialização avançadas apareçam.
- Selecione Modo de segurança com prompt de comando.
- Na janela que aparece, digite cd restore e pressione Enter.
- Digite rstrui.exe e pressione Enter.
- Na janela que aparece, selecione um ponto de restauração e pressione Avançar. Certifique-se de que o ponto de restauração seja anterior à infecção.
- Na janela de confirmação que aparece, pressione Sim.
b) Windows 8/10
- Abra o menu Iniciar e pressione o logotipo Power.
- Segure a tecla Shift e pressione Reiniciar.
- Em seguida, Solucionar problemas → Opções avançadas → Prompt de comando.
- Clique em Reiniciar.
- Na janela que aparece, digite cd restore e pressione Enter.
- Digite rstrui.exe e pressione Enter.
- Na janela que aparece, pressione Avançar, escolha um ponto de restauração (antes da infecção) e pressione Avançar.
- Na janela de confirmação que aparece, pressione Sim.
Passo 3. Recupere seus dados
a) Método 1. Usando Data Recovery Pro para recuperar arquivos
- Obtenha Data Recovery Pro no site oficial.
- Instale e abra-o.
- Use o programa para verificar se há arquivos criptografados.
- Seus arquivos são recuperáveis, o programa permitirá que você faça isso.
b) Método 2. Usando versões anteriores do Windows para recuperar arquivos
Para que esse método funcione, a Restauração do sistema deve ter sido ativada antes das infecções.- Clique com o botão direito no arquivo que deseja recuperar.
- Selecione Propriedades.
- Vá para a guia Versões anteriores, selecione a versão do arquivo desejada e clique em Restaurar.
c) Método 3. Usando Shadow Explorer para recuperar arquivos
Seu sistema operacional cria automaticamente cópias de sombra de seus arquivos para que você possa recuperá-los se o sistema travar. É possível recuperar arquivos dessa maneira após um ataque de ransomware, mas algumas ameaças conseguem excluir as cópias de sombra. Se você tiver sorte, poderá recuperar arquivos através do Shadow Explorer.- Você precisa baixar o programa Shadow Explorer, que pode ser obtido no site oficial, shadowexplorer.com.
- Instale e abra-o.
- Selecione o disco onde os arquivos estão localizados, escolha a data e, quando as pastas com os arquivos aparecerem, pressione Exportar.