Assim que o vírus entra em um determinado computador, ele verifica imediatamente as máquinas em busca de certos tipos de arquivo. Todos os dados pertencentes aos tipos de arquivo predefinidos presentes no computador devem ser criptografados pelo Ransomware. Normalmente, os tipos de arquivo visados pelo Ransomware são aqueles que são comumente usados e provavelmente contêm informações confidenciais. A ideia é que o vírus bloqueie alguns arquivos altamente valiosos que sua vítima não pode perder. Depois disso, .Coos solicitaria um pagamento de resgate pela chave de descriptografia que corresponde à criptografia de dados aplicada aos arquivos. Claro, nem todas as vítimas de Ransomware mantêm dados valiosos em seus sistemas. Aqueles que não o fazem não são muito afetados pelo ataque de vírus porque não podem perder nenhum arquivo particularmente importante. Outro grupo de usuários que provavelmente não teria muitos problemas para lidar com .Coos é aquele que consiste em pessoas que têm backups de arquivos exaustivos. Um backup de arquivo pode praticamente anular todos os efeitos nocivos de um ataque de Ransomware, pois garante que o usuário sempre tenha cópias seguras e acessíveis de seus arquivos valiosos.
Download ferramenta de remoçãoremover Coos
O vírus .Coos
O vírus .Coos é uma ameaça que ataca os computadores Windows com o objetivo de tornar indisponíveis os arquivos neles armazenados. O vírus .Coos inicia um processo de criptografia de dados para completar seu objetivo e, em seguida, exibe uma mensagem de pedido de resgate na área de trabalho do computador infectado.
Nessa mensagem intimidante, o usuário atacado é informado de que só há uma maneira de recuperar seus arquivos: o pagamento do resgate exigido. Obviamente, essas afirmações existem principalmente para intimidar você. Como você já pode ver, se, por exemplo, você já fez backup dos seus arquivos, não haverá necessidade de pagar o resgate. No entanto, e se você não tiver backups e os arquivos bloqueados pelo Ransomware forem importantes para você. Bem, então seria uma boa ideia tentar algumas das alternativas que você encontrará em nosso guia.
A criptografia de arquivo .Coos
A criptografia de arquivo .Coos é um método de bloqueio de arquivo que emprega um algoritmo sofisticado que torna os arquivos afetados ilegíveis para qualquer programa. A criptografia do arquivo .Coos pode ser superada com o uso da chave de descriptografia correspondente gerada pelo vírus.
Essa chave, entretanto, não será dada a você a menos que você pague o resgate exigido pelo Ransomware. O problema é que pode não ser entregue a você mesmo no caso de você completar o pagamento. Simplesmente não há garantias aqui porque, afinal, as pessoas por trás de vírus como .Coos, .Qlkm, .Igal são criminosos online anônimos. É por isso que recomendamos que você opte por nosso guia e remova o Ransomware com sua ajuda. Depois disso, você pode se concentrar nas sugestões de recuperação de arquivos que podem permitir que você traga alguns de seus arquivos mais importantes de volta sem pagar resgate.
Aprenda a remover Coos do seu computador
- Passo 1. Exclua Coos via anti-malware
- Passo 2. Exclua Coos usando a Restauração do Sistema
- Passo 3. Recupere seus dados
Passo 1. Exclua Coos via anti-malware
a) Windows 7 / Vista / XP
- Iniciar → Desligar → Reiniciar.
- Quando o PC começar a carregar, continue pressionando F8 até que as Opções de inicialização avançadas apareçam.
- Selecione Modo de segurança com rede.
- Quando o computador carregar, baixe o antimalware usando o navegador.
- Use o anti-malware para se livrar do ransomware.
b) Windows 8/10
- Abra o menu Iniciar e pressione o logotipo Power.
- Segure a tecla Shift e pressione Reiniciar.
- Em seguida, Solucionar problemas → Opções avançadas → Iniciar configurações.
- Vá para baixo para ativar o modo de segurança (ou modo de segurança com rede).
- Pressione Reiniciar.
- Quando o computador carregar, baixe o antimalware usando o navegador.
- Use o anti-malware para se livrar do ransomware.
Passo 2. Exclua Coos usando a Restauração do Sistema
a) Windows 7 / Vista / XP
- Iniciar → Desligar → Reiniciar.
- Quando o PC começar a carregar, continue pressionando F8 até que as Opções de inicialização avançadas apareçam.
- Selecione Modo de segurança com prompt de comando.
- Na janela que aparece, digite cd restore e pressione Enter.
- Digite rstrui.exe e pressione Enter.
- Na janela que aparece, selecione um ponto de restauração e pressione Avançar. Certifique-se de que o ponto de restauração seja anterior à infecção.
- Na janela de confirmação que aparece, pressione Sim.
b) Windows 8/10
- Abra o menu Iniciar e pressione o logotipo Power.
- Segure a tecla Shift e pressione Reiniciar.
- Em seguida, Solucionar problemas → Opções avançadas → Prompt de comando.
- Clique em Reiniciar.
- Na janela que aparece, digite cd restore e pressione Enter.
- Digite rstrui.exe e pressione Enter.
- Na janela que aparece, pressione Avançar, escolha um ponto de restauração (antes da infecção) e pressione Avançar.
- Na janela de confirmação que aparece, pressione Sim.
Passo 3. Recupere seus dados
a) Método 1. Usando Data Recovery Pro para recuperar arquivos
- Obtenha Data Recovery Pro no site oficial.
- Instale e abra-o.
- Use o programa para verificar se há arquivos criptografados.
- Seus arquivos são recuperáveis, o programa permitirá que você faça isso.
b) Método 2. Usando versões anteriores do Windows para recuperar arquivos
Para que esse método funcione, a Restauração do sistema deve ter sido ativada antes das infecções.- Clique com o botão direito no arquivo que deseja recuperar.
- Selecione Propriedades.
- Vá para a guia Versões anteriores, selecione a versão do arquivo desejada e clique em Restaurar.
c) Método 3. Usando Shadow Explorer para recuperar arquivos
Seu sistema operacional cria automaticamente cópias de sombra de seus arquivos para que você possa recuperá-los se o sistema travar. É possível recuperar arquivos dessa maneira após um ataque de ransomware, mas algumas ameaças conseguem excluir as cópias de sombra. Se você tiver sorte, poderá recuperar arquivos através do Shadow Explorer.- Você precisa baixar o programa Shadow Explorer, que pode ser obtido no site oficial, shadowexplorer.com.
- Instale e abra-o.
- Selecione o disco onde os arquivos estão localizados, escolha a data e, quando as pastas com os arquivos aparecerem, pressione Exportar.